quarta-feira, 16 de julho de 2008

Olhos no mar!!

A marinha estadiunidense recria frota que existiu durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa frota de navios norte-americana preocupa, tanto que após reunião com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Defesa, Nelson Jobim, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) anunciou nesta quarta-feira (16) as duas decisões tomadas pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em relação a recriação da Quarta Frota pela Marinha norte-americana. A Quarta Frota foi criada durante a Segunda Guerra Mundial para proteger a América do Sul e desfeita logo após o final da guerra. Além do próprio Simon e do presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), a reunião com os dois ministros teve a participação dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e José Nery (PSOL-PA).

Simon disse que há interrogações muito grandes sobre o assunto e que a CRE decidiu enviar uma carta aos dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos manifestando estranheza em relação a recriação da Quarta Frota num momento de tranqüilidade na América do Sul. A outra decisão da CRE é voltar a se reunir com o ministro Nelson Jobim, logo após a viagem que este fará com o presidente Lula à Colômbia e, depois, aos Estados Unidos. Nessa reunião, os senadores pretendem aprofundar a matéria.

Na reunião desta quarta, Pedro Simon disse que os dois ministros passaram informações e análises sobre a movimentação do governo. O senador relatou que Amorim recebeu anteontem (14) um telefonema da secretária de Estado do governo Bush, Condoleezza Rice, desculpando-se por não ter feito contato antes para comunicar a recriação da Quarta Frota. O ministro também disse que o embaixador brasileiro nos Estados Unidos foi recebido hoje pela secretária e ainda aguardava um relatório dele sobre o encontro.

O senador disse que o ministro Nelson Jobim impressionou pela profundidade do estudo que apresentou aos parlamentares. Ele assinalou que o estudo foi elaborado pelo Ministério da Defesa em conjunto com a Petrobras e analisa questões referentes à Amazônia, às reservas petrolíferas e ao país como um todo. Além disso, foi feito um estudo profundo sobre o mar territorial do Brasil e o campo de Tupi, que se encontra no limite das 200 milhas marítimas e onde recentemente foram encontradas grandes reservas de petróleo na chamada camada pré-sal.

Na avaliação de Simon, um presidente em final do segundo mandato e com o índice de popularidade mais baixo da história, como é o caso de George Bush, não poderia tomar uma decisão como essa. Ele disse que quem vai pagar o preço é o próximo presidente a ser eleito no final do ano e observou que acaba de ser criada a União dos Países da América do Sul, que já discute a possibilidade de criação do Conselho de Segurança da América do Sul.

- Por que, de repente, os americanos vêm com a Quarta Frota? Qual é a razão? Ela é pacífica, ela é de paz? Ela é até humanitária, tem serviços de médico para ajudar, para auxiliar? - questionou.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) lembrou, em aparte, que a CRE foi convidada a acompanhar o pleito entre John McCain e Barack Obama. Ele sugeriu que os senadores enviados solicitem audiências com os dois candidatos para discutir a Quarta Frota. Arruda disse ainda que a Quarta Frota surgiu após dois eventos: a descoberta dos campos de petróleo na costa brasileira e o anúncio da criação do Conselho de Segurança da América do Sul.

Fonte: www.senado.gov.br

Nenhum comentário: