quarta-feira, 16 de março de 2011

Consumidor de olhos abertos

A modalidade de negócio conhecida por "compra premiada", onde o consumidor entra no consórcio de eletrodomésticos ou motocicletas pagando parcelas mensais até a quitação do produto, concorrendo ainda mensalmente através de sorteios à plena quitação antecipada do contrato, está sendo alvo do Ministério Público nos Estados de Tocantins e Maranhão.

O Ministério Público do Estado de Tocantins instaurou inquérito civil contra alguns estabelecimentos no referido Estado para apurar suposta prática de fraude conhecida por "pirâmide financeira".

Já no Maranhão o Ministério Público através de liminar de Ação Civil Pública a justiça determinou o fechamento de inumeros estabelecimentos que praticam esta modalidade de consórcio. Para o MP maranhense trata-se de uma forma simulada de consórcio sem a devida autorização do Banco Central do Brasil ou do Ministério da Fazenda o que torna uma atividade ilicita.

O que mais parece é que este tipo de comércio é a venha fraude da pirâmide, na qual os primeiros compradores podem até ganhar a quitação integral do produto adquirido com o pagamento de apenas algumas parcelas, entretando com o crescimento da pirâmide o negócio se torna insustentável, pois os consumidores que ficam terão que pagar o produto dos que são sorteados.

E quem pagará a conta no final?

Está é a pergunta que fica para que os consumidores fiquem alerta e não caiam na ilusão desta nova pirâmide financeira.


Fontes:

http://www.mp.to.gov.br/portal/node/1352

http://www.mp.ma.gov.br/site/DetalhesNoticiaGeral.mtw?noticia_id=5427

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_consumidor-e-ordem-economica/grupo-e-suspeito-de-fraudar-9-mil-pessoas-em-sistema-de-consorcio-ilegal-na-regiao-de-altamira-pa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_em_pir%C3%A2mide

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi

Nenhum comentário: