segunda-feira, 30 de junho de 2008

Espaço para edificação

Trago abaixo o trecho de um livro que é ao mesmo tempo uma autobiografia, tratado teológico, oração:

Confissões de Agostinho

Aurélio Agostinho, mais conhecido por Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho, foi bispo durante o século IV na cidade de Hipona (Hoje Annaba), Argélia, norte da África. Agostinho é considerado um dos maiores filósofos cristãos e um dos pais da Igreja Cristã.

O pequeno trecho, que segue abaixo, do primeiro livro das suas confissões, trás parte de uma belíssima oração de um homem se derramando perante o Pai Celeste.

Quem parar e refletir no texto certamente terá grande proveito.


Deus é inefável

O que és, portanto, meu Deus? O que és, pergunto eu, senão o Senhor meu Deus? "Quem é, pois, senhor, senão o Senhor? ou quem é deus, senão o nosso Deus"?(1) Ó altíssimo, infinitamente bom, poderosíssimo, antes todo-poderoso, misericordiosíssimo, justíssimo, ocultíssimo, presentíssimo, belíssimo e fortíssimo, estável e incompreensível, imutável que tudo muda, nunca novo(2) e nunca antigo, tudo inovando,(3) conduzindo à decrepitude os soberbos, sem que disto se apercebam,(4) sempre em ação e sempre em repouso, recolhendo e de nada necessitando; carregando, preenchendo e protegendo; criando, nutrindo e concluindo; buscando, ainda que nada te falte. Amas, e não te apaixonas; tu és cioso,(5) porém tranqüilo; tu te arrependes(6) sem sofrer; entras em ira,(7) mas és calmo; mudas as coisas sem mudar o teu plano; recuperas o que encontras sem nunca teres perdido; nunca estás pobre, mas te alegras com os lucros; não és avaro e exiges os juros;(8) nós te damos em excesso,(9) para que sejas nosso devedor. Mas, quem possui alguma coisa que não seja tua?(10) Pagas as dívidas, sempre sem que devas a ninguém, e perdoas o que te é devido, sem nada perderes.

Mas, que estamos dizendo, meu Deus, vida da minha vida, minha divina delícia? Que consegue dizer alguém quando fala de ti? Mas ai dos que não querem falar de ti, pois são mudos que falam.


(
AGOSTINHO. Confissões (Clássicos de bolso). São Paulo: Paulus, 2002.)

_________________________


1 Sl 18(17), 32.
2 É novo quem adquire algo que antes não possuía; portanto, quem é perfectível.
3 Cf. Sb 7,27; Ap 21,5.
4 Jó 9,5; Adnot. in Job 9.
5 Cf. Gl 2,18; Zc 1,14; 8,2.
6 Cf. Gn 6, 6s.
7 Ex 4,14.
8 Cf. Mt 25, 27.
9 Lc 10, 35.
10 Cf. Tract. in Joann. 5, 1.

sábado, 28 de junho de 2008

Televisão Brasileira


Hoje faz até medo assistir televisão...
Pode viciar.

sábado, 21 de junho de 2008

Aproveitadores


Servidores públicos foram presos por desviarem verbas de programas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Além dos servidores há indicios do envolvimento de Deputados Federais no esquema que desviaria valores de até R$ 2 milhões.

A Polícia Federal apelidou a operação que investiga os desvios de "Operação João de Barro", que já é considerada a maior deste ano.

A operação já cumpriu pelo menos 26 dos 38 mandados de prisão e investiga suspeitos de integrarem um esquema que fraudava contratos e desviava recursos públicos de obras, inclusive algumas dessas obras são do PAC do governo federal.

Existem esses corruptos aproveitadores que o bem público para eles é o próprio bolso.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Feriados vazios

Acredito que já houve tempo em que diversos feriados faziam sentindo a sua existência. O feriado era tido como um dia em que as pessoas paravam e comemoravam e/ou refletiam acerca de um acontecimento passado naquela data, ou no minímo o feriado servia para que as pessoas lembracem de tal acontecimento.

Hoje em dia alguns feriados são tão vazios de sentido que as pessoas até esquecem o motivo do feriado, apenas lembram que é um dia de ócio e fazem tantas coisas, menos de ter a vaga lembrança do que se comemora no dia.

O que fez refletir sobre o assunto foi a ADIn (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) impugnando alguns feriados criados no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da CNC, entidade de classe que representa nacionalmente o setor do Comércio, é que seja declarada a Inconstitucionalidade das Leis que criaram os feriados dedicados à Consciência Negra e a São Jorge. A classe combate a criação desenfreada de dias que dificultam o trabalho, afirmando que:

"Enquanto o trabalho enobrece o homem, o feriado empobrece".

A insatisfação de alguns setores com a criação desses feriados citados e a abertura de precedentes para a criação desenfreada de outros mostra a carência de motivos para os mesmos. Pois nem todos concordam com a data, por não darem importância, e reclamarem para que o dia seja útil. O assunto leva a refletir a importância e a existência de datas comemorativas.

Num ano a lista de feriados oficiais, ou melhor chamados de feriados civis nacionais, é esta:


1º de Janeiro - "Dia da Paz Mundial"
21 de Abril - "Tiradentes"
1º de Maio - "Dia do Trabalho"
7 de Setembro - "Independência do Brasil"
12 de Outubro - "Consagração a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil"
2 de Novembro - "Finados"
15 de Novembro - "Proclamação da República"
25 de Dezembro - "Natal"

Observando os feriados oficiais listados acima vemos feriados de caratér essencialmente civis como o de Tiradentes, do Dia do Trabalho, da Independência, Proclamação da República, vemos também feriados a princípio religiosos mas que hoje se tornaram comuns e tradicionais em todo o mundo como o Dia da Paz Mundial e o feriado de Natal, mas há também feriados de seguimentos religiosos como o da Nossa Senhora Aparecida e o feriado de Finados. Todos os feriados listados são estabelecidos por leis federais e devem ser observados em todo o Território Nacional.

Além desses feriados os Estados e Municipios sempre criam outros de acordo com suas tradições, o que parece um erro quando feito de forma sem controle, e sempre declarar um dia como sendo feriado para lembrar algum acontecimento é um equivoco. Existe o chamado "ponto facultativo" que seria mais apropriado em alguns casos, pois ao se declarar a data lembrança de algum evento histórico local ou regional, na maioria das vezes as pessoas enchem os bares, botecos e afins, menos comemoram o evento histórico.

Para os feriados sem sentido e que nem sabemos o porquê deles existirem vale o dito da CNC:
"Enquanto o trabalho enobrece o homem, o feriado empobrece".

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O início

"Toda grande caminhada começa com o primeiro passo", é com este bom e antigo provérbio que iniciamos a construção desse blog, que visa uma produção saudável de conhecimento e um olhar esclarecedor dos mais diversos tipos de informações.
Cotidianamente somos bombardeados por uma enorme quantidade de informações, transmitidas pelos mais diversos tipos de meios de comunicação, seja por televisão, rádio, jornais diários, inclusive essa grande rede de computadores chamada internet que será nossa ferramenta principal.
O objetivo desse blog é tecer comentários às mais diversas notícias e acontecimentos como também a publicação de nosso ponto de vista sobre temas de interesse geral, observando aspectos jurídicos, economicos, sociais, religiosos etc.

Resumindo sobre a criação deste
blog:

Apenas um singelo ponto de vista.